Diversas empresas estão eliminando totalmente o uso de papel. Isso por que a má gestão de documentos – geralmente ainda em papel – traz diversos riscos: desde a saúde do colaborador (mofo), a perda ou vazamento de informações (segurança) e a aplicação de multas (compliance). Entenda que há 4 custos “escondidos” ao insistir no uso de papel, veja os 4 exemplos abaixo:
- Erro de Versão: em um caso norte-americano, uma especificação de produto desatualizada causou atrasos na linha de produção no custo de US$1,3 milhões/hora.
- Perda de Produtividade: A busca por informações causou às empresas da Fortune 500 um prejuízo de US$ 60 a 80 bilhões entre custo direto e oportunidades perdidas.
- Violação: Documentação desatualizada e imprecisa gerou riscos de segurança que, detectados em auditoria, multou empresa Europeia em mais de US$ 20 milhões.
- Infraestrutura: um gabinete custa US$ 25 mil quando cheio de papel, e aproximadamente US$ 2000 por mês.
O armazenamento em papel está deixando de existir. Somente nos exemplos acima, a adoção de Gestão Eletrônica de Documentos economizaria aproximadamente US$ 800.000 anuais. Além disso, de acordo com o IDC, empresas que investem em tecnologias como a digitalização e ECM tem seu ROI aprimorado entre 38% e 600%. Saiba mais sobre isso, fale com a AGMDOC.
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