A digitalização, ou transformação digital, significa adaptar os procedimentos da sua empresa para o meio digital. Ela começa pela digitalização e guarda de arquivos, com a gestão eletrônica de documentos – GED; e evolui para o controle de edição, aprovação e ciclo de vida com o Enterprise Resource Management – ECM. Os estágios mais avançados incluem o uso de Inteligência Artificial, agilizando ainda mais as tomadas de decisão da empresa.
No entanto, a digitalização da pode ser feita em passos graduais, respeitando a capacidade das equipes e da empresa absorverem a nova cultura. E mesmo nos estágios iniciais você já percebe inúmeras vantagens, veja:
1. Localização e organização de documentos – reduz a possibilidade de perda de notas, contratos e o retrabalho com arquivos perdidos. Entrega de documentos em caso de fiscalizações se torna também um procedimento mais tranquilo.
2. Redução de burocracia – a busca e consulta de documentos se torna descentralizada e reduz tempo de execução em processos contábeis e outros projetos.
3. Aumento da segurança – no âmbito de permissões de acesso aos documentos digitais quanto no PCN (plano de continuidade de negócios), a recuperação e proteção de dados sensíveis se torna mais robusta.
4. Redução de custos – área mais sensível para todos os projetos, a redução aqui pode ser contabilizada em menor custo com espaço físico, menor custo/hora da sua equipe, e menos custo material na criação e manutenção das informações importantes do negócio.
Para dedicar tempo ao seu negócio, você pode delegar a sua Transformação Digital para parceiros especializados, com conhecimento legal, operacional e tecnológico. Na AGM, fazemos uma análise do grau de maturidade digital do negócio, e implementamos as soluções em etapas fáceis de monitorar e controlar. Converse com a nossa equipe sobre esse passo a passo da digitalização.