O Dia Internacional do Acesso Universal à Informação é celebrado em 28 de setembro para destacar a transparência no acesso à informação e da uso de dados para promover o desenvolvimento sustentável e, inclusive, garantir os direitos humanos. A acessibilidade à informação é essencial para capacitar sociedades, tomar decisões informadas e alcançar objetivos de desenvolvimento – e é nesse ponto que o ECM e GED desempenham um papel significativo. Além de o Enterprise Content Management (ECM) e a Gestão Eletrônica de Documentos (GED) promoverem e contribuírem com o acesso universal à informação, eles trazem muitas outras vantagens, veja:
- Armazenamento Digital: ECM e GED permitem que documentos e informações sejam armazenados digitalmente. Isso elimina as barreiras físicas associadas ao acesso a documentos em papel e possibilita o acesso a partir de qualquer lugar com uma conexão à internet.
- Recuperação Rápida: Com sistemas ECM e GED, as informações podem ser recuperadas de maneira rápida e eficiente por meio de pesquisas, índices e categorizações. Isso facilita o acesso imediato a informações relevantes.
- Acessibilidade: Essas tecnologias oferecem recursos de acessibilidade, como leitores de tela e suporte a formatos de arquivo acessíveis, tornando a informação acessível a pessoas com deficiência.
- Compartilhamento Colaborativo: ECM e GED permitem o compartilhamento seguro e colaborativo de informações, permitindo que equipes de trabalho, parceiros e partes interessadas acessem e colaborem em documentos e projetos.
- Segurança e Controle de Acesso: Esses sistemas oferecem recursos avançados de segurança e controle de acesso, garantindo que apenas pessoas autorizadas possam acessar informações sensíveis.
- Conservação de Documentos Históricos: ECM e GED são usados para preservar documentos históricos e culturais, tornando-os disponíveis para pesquisa e estudo, contribuindo assim para a preservação da história e da cultura.
- Conformidade com Regulamentações: Essas tecnologias permitem que as organizações atendam a regulamentações que exigem a manutenção e o acesso a registros e informações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
O acesso universal à informação é uma ferramenta poderosa para reduzir desigualdades, permitindo que pessoas e comunidades tenham acesso a recursos educacionais, oportunidades de emprego, informações de saúde e muito mais. Transporte isso para o seu negócio e terá uma governança da informação com todas as vantagens do ECM e do GED. Para saber mais sobre isso fale com a AGMDOC.