O ano de 2021 começou com as tendências de um estudo da Oracle apontando dois fatos interessantes que também devem ser sentidos por você: que o ano de 2020 foi o ano de maior impacto psicológico negativo sobre trabalhadores de toda e qualquer empresa (falaremos disso em breve); e que a automatização contribuiu para a redução dessa pressão sobre colaboradores do mundo todo.
A Oracle e sua parceira de pesquisa efetuaram o estudo com 12.000 profissionais em mais de 11 países, no Brasil 1.004 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa incluiu gerentes, líderes de RH, executivos C-level sobre o contexto da saúde mental. Por volta de 78% confirmaram que a pandemia afetou negativamente o seu bem estar mental, e o Brasil é o 4º país mais afetado por essa sobrecarga.
Por volta de 75% dos entrevistados diz que a automação de processos e a inteligência artificial contribuiu para a saúde mental ao assumirem partes do trabalho e que o grau de confiança das pessoas em processos autônomos – e mesmo na hora de lidar com os problemas de saúde mental – é uma tendência que pode substituir a ação humana.