A Harvard Business Review e a Consultora McKinsey revelam que a digitalização nas empresas é bem-sucedida graças aos seus líderes digitais. Mas o que significa isso? A McKinsey dividiu o mercado brasileiro em 5 grupos por maturidade digital – o grau que mede quanto as empresas já digitalizaram seus processos – em 2020 havia uma parcela muito pequena de empresas brasileiras plenamente evoluídas. A maioria delas está situada ainda em grau baixo ou iniciando sua digitalização.
Atingir a maturidade digital começa pelo surgimento dos “líderes digitais” entre seus colaboradores, nem sempre essas pessoas estão em níveis gerenciais, e são pessoas reconhecidas pelo seu potencial em abraçar, compreender e aceitar as inovações oferecidas pela digitalização – seu papel é essencial.
Esses líderes são responsáveis por iniciar o processo de digitalização e multiplicá-lo. No início ele é pontual, em partes isoladas da organização e mede a aceitação das mudanças culturais. Os processos pontuais evoluem e aparecem novos multiplicadores da digitalização que a aplicam nas demais áreas da empresa.
Importante: 69% das empresas assinalaram que procuram “orientação de especialistas” para iniciar seus processos. Especialistas em digitalização, como a AGM Gestão de Documentos, conseguem apontar dentro da organização os potenciais líderes digitais e auxiliam a Maturidade Digital na sua empresa.