Desde as mudanças do ano passado acompanhamos a evolução das mulheres em posições de liderança no mundo corporativo e no empreendedorismo. E há dois comportamentos femininos em cada setor que trazem vantagem competitiva relacionada ao processo de digitalização: resiliência e transparência.
A resiliência é vista como a capacidade de reduzir a magnitude ou duração de um evento disruptivo. Ter resiliência significa antecipar, assimilar e se adaptar rapidamente a esse evento. No empreendedorismo, um estudo apoiado pela ONU mostrou que negócios comandados por mulheres se mantiveram estáveis durante a pandemia. Das mais de 1500 empresárias entrevistadas, 85% mostraram elevado grau de resiliência e investem em diferentes graus de digitalização para manter seus negócios.
A transparência significa clareza em demonstrar o relacionamento com pessoas, ambiente e organizações – contribui na construção de uma imagem sólida e consistente de uma empresa. No meio empresarial, um estudo recente feito pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – e pelo portal Valor Investe mostrou que quase metade das mulheres em posições de diretoria, conselho fiscal ou de administração estão nas empresas com maior grau de transparência.
Como empreendedoras ou líderes empresariais, fazer uso da resiliência e a transparência contribui positivamente para o processo de digitalização pois permite redução dos impactos da pandemia com rapidez de decisão e oferece informação de forma estruturada e segura ao alcance de um simples clique. Veja outras vantagens com a equipe da AGM.