A classificação de documentos é a organização de arquivos digitais em grupos específicos. Normalmente empresas agrupam arquivos da forma mais conveniente às suas necessidades. No entanto, existem 5 classificações comuns que ajudam empresas de qualquer tamanho a iniciar o processo. Veja:
- Espécie: natureza do documento (Contrato, Decreto, ofício, ata de reunião etc.).
- Gênero: apresentação do documento (PDF, DOC, Imagem, Som, Infográfico, Mapa, Planta etc.).
- Assunto: tipo de assunto abordado naquele documento e se ele é de caráter sigiloso ou ostensivo.
- Forma: avalia a originalidade do documento ou se há alterações (rascunho, original, pós-original etc.).
- Relevância: define a frequência de uso do documento em um processo e o fluxo de aprovações necessário.
Essa padronização contribui para que os documentos sejam mais facilmente indexados e disponibilizados de forma inteligente para os usuários – reduzindo tempo e custo de lidar com as informações.
Soluções de GED e ECM oferecidas pela AGM permitem flexibilidade na classificação a sugerem melhores formas de organizar e disponibilizar digitalmente sua informação. Converse conosco para mais informações.