A Agenda 21 foi um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento”, a Rio 92. Esse evento teve por objetivo colocar uma série de medidas de curto, médio e longo prazo para as áreas sociais, ambientais e econômicas. A agenda se dividiu em 6 eixos temáticos:
- Gestão dos Recursos Naturais.
- Agricultura Sustentável.
- Cidades Sustentáveis.
- Infraestrutura e Integração Regional.
- Redução das Desigualdades Sociais.
- Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável.
Países signatários da Agenda 21 se comprometeram com soluções definitivas em sustentabilidade, enquanto promovem justiça, a sociedade e protegem o meio-ambiente (vemos isso hoje através da política ESG mencionada na AGM Logística, nosso braço Logístico do Grupo AGM). Dentre seus avanços, a premissa da Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável é observada ao aplicarmos a tecnologia de ECM (Gestão de Conteúdo Empresarial) à gestão de documentos de uma empresa. Veja como:
- Redução ou eliminação do uso de papel.
- Menor consumo de energia devido a menos uso de espaço.
- Redução em deslocamento de pessoal, fluxo eletrônico seguro de informações.
- Redução de custos empresariais (cada folha de papel custa em média R$ 0,30).
Com um apelo ambiental e econômico, a sustentabilidade é apenas um dos benefícios do ECM para o meio ambiente e para a sua empresa. Para conhecer mais benefícios, fale conosco.