Em qualquer disputa jurídica, seja entre um paciente e um hospital, um comprador de um apartamento e uma construtora, as regras da disputa são regidas pelo Código de Processo Civil (CPC). Em um pouco mais de detalhes, as inclusões no CPC a partir de 2015 tem conexão direta com a Gestão de Documentos e com o ECM.
Por que o ECM se relaciona com o CPC? AS modificações no código em 2015 alertam para a correta preservação de informação, evitando por exemplo comentários “laterais” desnecessários que não refletem a posição da empresa e podem fazer um documento perder contexto. Ao mesmo tempo, permite que um juiz force empresas a apresentarem todo o tipo de documentos que esteja em sua posse. A falha ao atender a esse pedido resulta em multas, buscas e apreensões – ou medidas ainda mais graves para a reputação da empresa.
Dessa forma, uma solução ECM auxiliar as empresas nas questões jurídicas em duas frentes:
- Ao digitalizar todo o legado em papel existente, o ECM faz a indexação do conteúdo de forma inteligente, sem capturar informação desnecessária, deixando eficiente e rápida a busca por informações.
- Da implantação do ECM em diante, a empresa cria processos em que a maioria dos seus documentos já é gerada criada e armazenada em meio digital seguindo as mesmas regras do legado.
Além disso, todas as versões de cada documento são armazenadas, o que permite checar um histórico de autorizações e alterações, dando embasamento ainda maior para questões jurídicas. Converse com a AGM Gestão de Documentos, saiba mais sobre como o ECM contribui com a área jurídica.