Novembro é o mês mundial de combate ao Câncer de Próstata. Esse é o tipo mais comum de câncer entre os homens que, em 28,6% dos casos, pode levar à morte. Somente no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos com essa condição (veja mais dados no site do ministério da saúde).
A próstata é a glândula responsável pela produção do esperma e é do tamanho de uma noz, localizada atrás da bexiga no corpo masculino. O principal exame, que detecta com antecedência qualquer anormalidade, é o exame de toque retal. Este exame deve ser feito regularmente em homens a partir dos 45 anos de idade, principalmente naqueles que possuem os seguintes fatores de risco:
- Obesidade.
- Tabagismo (Fumantes).
- Histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão, tio).
- Homens de ascendência africana e caribenha.
Como o câncer de próstata é assintomático no começo, apenas o exame preventivo (exame de toque retal) detecta com antecedência suficiente para garantir a cura. No entanto, em sua fase mais avançada o tratamento é mais complicado. Os sintomas conhecidos quando o câncer fica em estado avançado são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Para combater e prevenir o câncer de próstata, além da visita regular ao seu urologista, recomendam-se também os seguintes hábitos:
- Fazer atividades físicas;
- Ter alimentação risca em fibras e vegetais;
- Reduzir a quantidade de gordura na alimentação, principalmente a de origem animal;
- Manter o peso na medida certa;
- Diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Se você tem mais de 45 anos, procure o seu médico urologista de confiança e faça um acompanhamento. Além disso, conscientize seus amigos, familiares sobre os riscos do câncer de próstata e ajude a divulgar as ações oficiais do Novembro Azul.