Derivada da palavra power (“poder” em inglês), quando pensamos em “empowerment” atualmente, o primeiro conceito é o de empoderamento feminino que ocorre no mundo corporativo, a indústria 4.0 e a sociedade em geral com a ideia de colocar a mulher no centro da tomada de decisões, da liderança e dar foco as suas qualidades. Nós aqui na AGM falamos muito sobre o empoderamento feminino e incentivamos sua prática diária. E hoje falaremos do conceito de empowerment de forma mais abrangente: de todas as pessoas de uma organização.
Empowerment na Gestão de Pessoas
O empoderamento na gestão de pessoas significa delegar poder, motivação, desenvolvimento e liderança aos colaboradores de uma empresa. Através de mudanças na forma de gestão, em que o colaborador passa a ter mais responsabilidade, projetos e o trabalho é realizado de forma mais independente por cada pessoa da empresa.
Dessa forma, todas as pessoas entendem melhor o papel de sua própria postura e seu propósito na organização e cada tarefa passa a ser executada de forma mais engajada, vista com mais importância.
Ações de Empowerment
Mudanças no modelo de gestão, dando mais foco ao colaborador, são conquistadas através de ações de treinamento, capacitação e todos os meios disponíveis para valorizar a autonomia, produtividade e liderança. Um case de sucesso é o da empresa Starbucks onde cada colaborador é visto como um “embaixador da marca”; para atingir esse objetivo, a empresa investiu em laboratórios de liderança e atuou com mais de 9 mil gerentes de lojas – multiplicadores do novo conceito de gestão. O resultado da ação é um programa sustentável e que aprimorou a experiência do cliente.
Assim como o empoderamento, a AGM transforma as empresas através das pessoas quando contribui com a Transformação Digital dos seus clientes, saiba mais a respeito disso, fale com a nossa equipe.