Dados de 2019 da ABGD (Associação Brasileira das Empresas de Gerenciamento de Documentos) mostram que diariamente as empresas extraviam mais de 7 mil documentos. Dentre todos os problemas que a perda de um documento pode ocasionar os mais graves são:
- Multas ou autuações do governo.
- Uso de horas produtivas gastas em retrabalho.
- Duplicidade de pagamentos de taxas, impostos e dívidas.
- Problemas devido a regras e direito trabalhista.
A melhor forma de evitar esses problemas listados acima é a prevenção: a gestão de toda documentação da empresa em ambiente digital. O primeiro passo é a digitalização de todo acervo de documentos existente (legado); na sequência, são definidas regras para consumo e acesso a essa informação; por último, a empresa cria as regras para criação de documentos, dali em diante, já diretamente no formato digital (quando possível).
Soluções em Gestão de Conteúdo Empresarial – ou ECM – são a ferramenta ideal para armazenar toda a informação empresarial de forma segura, e deixá-la a disposição em segundos, de quem precisa tomar decisões. Fale com a equipe da AGM para saber mais sobre como implantar essa solução na sua empresa.