O Business Process Management – BPM – é um conjunto de práticas para mapear, organizar, monitorar e aprimorar qualquer processo dentro de uma empresa. E sabemos que qualquer processo dentro de uma empresa tem um objetivo: a satisfação do cliente e bons resultados em vendas.
Uma empresa que implanta Gerenciamento de Processos de Negócio (a tradução de BPM) deve mentalizar um ciclo de atividades focadas no aprimoramento de cada área de negócio:
- Planejamento e Identificação;
- Análise de Processo;
- Desenho do Processo;
- Simulação e aderência;
- Monitoramento;
- Aprimoramento;
- Novo planejamento e reinício do ciclo.
Outra função do BPM, da qual já falamos aqui, é sobre a eliminação de processos que não agregam valor nem na produção, nem na cadeia de suprimentos e contribuem para o modelo Lean de negócios.
E o papel do ECM dentro da Gestão de Processos?
O ECM – Enterprise Content Management (ou Gestão de Conteúdo Empresarial) – ajuda o BPM a alinhar o ciclo de informações do BPM com gestão eletrônica de documentos e a automatização de processos e workflows. É crítico para qualquer organização que lida com uma grande quantidade de conteúdo que se estabeleça um plano de ECM – o uso de ambos aumenta a eficiência do negócio e reduz custos.
Para saber mais sobre ambos, ECM e BPM, converse com a equipe da AGM.