De acordo com a AIIM (Associação para a Gestão de Informação e Imagem), o ECM é uma combinação dinâmica de estratégias, métodos e ferramentas usadas para capturar, gerenciar, armazenar, preservar e entregar informação. Tudo isso dá apoio a processos chave dentro da empresa, através de todo o seu ciclo de vida.
Toda empresa precisa de ECM, a Gestão de Conteúdo Empresarial, que muitas vezes não percebe que os problemas se originam exatamente na falta de gestão da informação: um estudo da PwC mostrou que líderes passam de 5 a 15% do tempo lendo uma informação, e 50% procurando por ela. Além disso, existem outras 6 razões pelas quais uma empresa PRECISA do ECM:
- Documentos ficam espalhados e desorganizados.
- Há dificuldade em encontrar o documento correto.
- Qualquer imprevisto significa perda de informação.
- Não há controle sobre quem acessa os documentos.
- Não é claro identificar o estágio do processo em que está um documento.
- Garantir a conformidade e padrão requer muito tempo e energia.
Se uma empresa enfrenta qualquer um dos desafios acima, é o momento de considerar o uso do ECM. Fale com a AGM para saber mais.