Todos os dias, uma empresa lida com uma quantidade massivas de dados. E a sua capacidade para juntar, organizar e avaliar esses dados tem um impacto significante no seu grau de sucesso. Muitos executivos e empresários enxergam dados como “o novo petróleo”, e sua correta interpretação se traduz em uma base sólida para boas decisões. Dois tipos específicos são essenciais para qualquer negócio…
Dados Estruturados
São dados que seguem um modelo pré-determinado e formatado e geralmente fáceis de analisar. Seguem uma sequência regular, são quantitativos, podem ser colocado em planilhas e serem facilmente coletados e interpretados por pessoas ou computadores. Além disso, é o tipo de dados mais usado em automações. Um exemplo é uma planilha com informações de contato (empresa, nome, telefone, endereço etc.)
Sua vantagem é a compreensão rápida da informação, a simplicidade ao estabelecer sua segurança e a facilidade de criar relatórios. As desvantagens é que dados estruturados servem muitas vezes a um propósito único e de certa forma podem ser armazenados somente em planilhas e bases de dados.
Dados Não Estruturados
Tipos de dados que não foram “processados”, e estão armazenados em seu formato original. Podem ser e-mails, posts em redes sociais, apresentações, vídeos, imagens etc. Atualmente, esse volume de dados representa 80% de todos os dados armazenados mundialmente. São dados qualitativos, obtidos através de pesquisa, estudo e observação e não possuem um modelo pré-definido. Seus exemplos são os infográficos, posts em redes sociais, um vídeo etc.
A vantagem desses tipos de dados é que, geralmente, apresentam mais ideias relevantes para os negócios, sua análise permite identificar padrões e tendências que apontam o motivo de algo estar ocorrendo. Nas desvantagens, esse tipo de dado é mais difícil de analisar e localizar, requer algoritmos específicos e inteligência artificial e o seu tamanho requerer mais espaço de armazenamento.
Qual é o melhor tipo para a sua empresa?
Decisões assertivas se originam da interpretação dos dois tipos de dados (estruturados e não estruturados), e a empresa deve possuir capacidade específica para armazenar ambos de forma segura, acessível e fácil de localizar. Soluções em gestão de conteúdo empresarial, como o ECM, são uma das respostas mais eficientes para estruturar e organizar toda essa informação, e melhorar em até 35% a produtividade das suas equipes na interpretação de informação. Saiba mais, fale com a AGM.