Mapas Mentais são uma forma eficiente de organizar ideias facilitando sua interpretação e compreensão. Qualquer atividade de uma empresa pode ser convertida em um mapa mental e, dessa forma, trazer sua equipe para uma visão geral ou detalhada de processos e atividades.
A partir de uma ideia central, que é o ponto de partida, passamos a conectar conceitos e assuntos secundários, e dessa forma entendemos melhor a relação entre a interdependência de atividades para a conclusão de uma tarefa. A forma mais simples de representar um mapa mental é um fluxograma colorido.
Por exemplo, na Gestão de Documentos de um departamento de RH, um processo como a criação e o preenchimento de uma vaga possui diversas atividades, desde a coleta de dados de documentos de candidatos, o fluxo de aprovações – workflow – de todo o processo, até a contratação. Pensando que a pergunta inicial é “Como eu ocupo uma vaga de emprego?” o mapa mental pode ser interpretado assim:
O mapa mental, assim como a Gestão de Documentos, são ferramentas úteis para a organização de qualquer área da empresa – incluindo o RH – para compreender melhor como melhorar a produtividade das suas equipes com ferramentas de Gestão Eletrônica de Documentos, fale com nossos especialistas.