A Escrituração Contábil é o registro de todos os movimentos financeiros da empresa no dia a dia, ou seja, é a documentação de todas as atividades como dados da folha de pagamentos; notas fiscais; contratos etc.
No início dos anos 2000 essas atividades e registros eram feitos em papel, em documentos enviados para um contador (ou o departamento de contabilidade), que consolidava essas informações e realizava todos os recolhimentos necessários. A criação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) em 2007 tornou mais ágil essas atividades de escrituração contábil, tanto para as empresas, que tornou o fluxo de informação simplificado; quanto para a Receita Federal; que melhorou a fiscalização evitando fraudes.
Conheça nossa solução em ECM
Quanto maior uma empresa, maior é a quantidade de documentos gerados no seu dia a dia. O volume de dados é imenso e requer a Gestão Eletrônica de Documentos (tanto dos digitais – como Notas Fiscais em formato XML; quanto as cópias digitais de documentos físicos – como os dados de FGTS). Isso gera maior confiabilidade das informações enviadas ao SPED, evitando multas e processos administrativos contra a empresa. Saiba mais sobre isso, fale com nossos especialistas.