Parabéns a todos os arquivistas! Profissão importante que acompanha a evolução da gestão da informação desde seu início, com a organização de bibliotecas, museus, universidades e hoje empresas e agências reguladoras. A figura atualizada do Arquivista é hoje a posição do Auxiliar de Arquivo, Conferente de Arquivo e Especialista de Arquivo, três posições de trabalho responsáveis pela conservação segura das informações, observando todos os critérios de armazenamento e condicionamento dos arquivos.
- O Auxiliar de Arquivo dá assistência a todas as atividades relacionadas a tratamento e recuperação de documentos.
- O Conferente de Arquivo recepciona, confere e cuida dos processos de armazenamento dos documentos, verificando entradas e saídas para consultas.
- O Especialista de Arquivo cuida da burocracia relacionada aos documentos: circulação interna, tratamento em planilhas ou sistemas de ECM, atendimento de solicitações referentes aos documentos, a classificação e o descarte correto de arquivos e documentos.
Veja mais informações sobre o papel do Arquivista aqui.
Qual a sua necessidade em digitalização?
A AGM cuida de todos os processos com documentos da sua empresa desde a coleta, digitalização, armazenamento digital seguro e guarda dos documentos originais. Faça seu orçamento: