Diversas empresas cometem o erro de considerar um prazo padrão para guarda de documentos trabalhistas. Geralmente a crença comum é que de 2 a 5 anos esse prazo se prescreva. No entanto isso é um erro grave e pode trazer sérias consequências para o Empresário e a organização. Usando embasamento jurídico e trabalhista correto, existem documentos que possuem prazo de guarda específico e isso deve ser observado pela empresa para evitar multas e surpresas desnecessárias.
Prazos corretos para Guarda de Documentos Trabalhistas
Fizemos uma lista compreensiva para que você saiba os principais prazos, que variam de 2 a mais de 30 anos. Veja lista completa de Guarda de Documentos trabalhistas aqui.
Facilite seu controle dos prazos: Gestão Eletrônica de Documentos
O decreto 10.278 surgiu e facilitou a operação das empresas no que diz respeito à guarda de documentos trabalhistas. Isso permitiu com que as empresas usassem soluções em ECM e GED para o armazenamento digital dos documentos trabalhistas e, em muitos casos reduzindo o custo com a guarda física de papéis desnecessários. Para ser guiado sobre prazos corretos, legislação e segurança nesse processo, fale com os especialistas da AGMDOC.