Análise FOFA (ou SWOT)

By in
840
Análise FOFA (ou SWOT)

A análise FOFA, originada no campo do marketing, é uma ferramenta de gestão estratégica e simples de aplicar. A análise FOFA é uma tradução do Inglês SWOT: Strengths (Forças), Opportunities (Oportunidades), Weaknesses (Fraquezas) e Threats (Ameaças). Seu principal objetivo é avaliar, inicialmente, se um projeto tem chance de sucesso ou não antes de sair do papel.

Para aplicar a análise FOFA a empresa lista suas “variáveis controláveis” – aquelas internas à empresa; e as “incontroláveis” – aqueles do ambiente externo. Dessa forma, as internas são Forças e Fraquezas, enquanto as externas são Oportunidades e Ameaças.

Como desenvolver a análise

Separe os fatores em quatro quadrantes (como na imagem deste artigo) de forma que fique claro o relacionamento entre uma Força da empresa e a Oportunidade relacionada. A mesma coisa deve ser feita com Fraquezas, relacione-as as Ameaças. Ao expor esses quadrantes você tem uma visão clara de quais pontos você pode explorar ou melhorar. A forma mais eficiente de coletar informações é escutar seus colaboradores de todos os departamentos, ou obter mais dados através de pesquisas com colaboradores, parceiros e clientes.

Alguns exemplos de variáveis internas são: localização, tempo de mercado, reputação, recursos financeiros, competências dos colaboradores, atendimento, produção, relacionamento com parceiros, e outros que uma empresa julgar importantes. Dentro das variáveis externas estão clientes, concorrentes, fornecedores, imprevistos (como a pandemia), e até mesmo legislação, sindicatos e governo.

Seja realista

Portais como o SEBRAE e diversos profissionais recomendam que você faça uma análise realista: aplicar a análise FOFA não significa focar em expectativas da empresa – o que se espera da empresa ou de um projeto. Coloque forças e fraquezas reais, sem tender a positivismos ou negativismos.

Resultados

Ao final da análise, você terá uma visão mais clara e estratégica, e em quais pontos investir para adquirir mais vantagem competitiva. A análise FOFA também deixa mais claro onde estão as ideias para novos produtos e serviços, antecipa tendências e até mesmo ressalta soluções para problemas da empresa.

Um sistema robusto que concentra e organiza informações de forma rápida permite que a análise FOFA contribua com decisões mais assertivas. Ferramentas como o ECM se adequam perfeitamente a essa tarefa. Para saber mais, fale com a equipe da AGM Gestão de Documentos.

Qual a sua necessidade em digitalização?

A AGM cuida de todos os processos com documentos da sua empresa desde a coleta, digitalização, armazenamento digital seguro e guarda dos documentos originais. Faça seu orçamento:
× Como posso te ajudar?