Já comentamos aqui a funcionalidade principal do BPM – Business Process Management – que é usar tecnologia para melhorar e automatizar processos de qualquer tipo de empresa. Apesar da crescente importância do BPM para a sobrevivência dos negócios, no Brasil em 2021 muitas empresas ainda precisam entender os seguintes fatores para fazer uso do BPM de forma eficiente:
- Precisam mapear seus processos de forma detalhada.
- Entender a importância da Transformação Digital.
- Escolher tecnologias/parceiros que implantam o BPM de forma clara e dão retorno.
O BPM é importante para a organização pois automatiza tarefas repetitivas e diárias, e transporta as regras de todos os processos da empresa para dentro do ambiente digital. Dessa forma, cada etapa, cada tarefa retornam valores mensuráveis, que dizem aos tomadores de decisão o que deve mudar para maior eficiência da empresa:
- Gargalos de produção/aprovação.
- Atrasos.
- Frequência de erros/sucessos em tarefas.
- Rapidez na análise e mudança de processos.
No âmbito humano, os colaboradores não precisam se preocupar com detalhes de tarefas operacionais e processos (a dúvida simples “Pra quem eu envio?”, por exemplo) já que todo o processo é automatizado e todas as situações – inclusive imprevistos – estão mapeadas.
O BPM é uma tecnologia e uma metodologia já estabelecida globalmente, que pode gerar benefícios diretos para a organização através da redução de custos e agilidade de processos. Com ROI que pode variar entre 2 e 3 anos de sua implantação (dependendo do cenário), é uma das soluções para manter sua organização saudável. Converse com a AGM para saber mais.