Uma empresa estabelece diversos objetivos que pretende atingir em um espaço de tempo. A forma mais organizada para que a empresa conquiste essas metas é usar a Gestão do Ciclo de Vida de um projeto.
O objetivo do ciclo de vida do projeto é tornar o gerenciamento mais fácil, pois divide o projeto em fases que se complementam. Além disso, dar uma separação de início, meio e fim facilita a visão do projeto e torna a equipe mais engajada com seus resultados. Existem dois tipos distintos de ciclos de vida de projetos:
- Pré-determinado: o projeto apresenta um escopo fixo do início ao fim. Usado para gerenciar a entrega de produtos completos ao consumidor como, por exemplo, um aparelho celular.
- Ágil: o escopo é determinado conforme o projeto avança, e as entregas são feitas em partes. Um bom exemplo é o desenvolvimento de softwares.
Os dois tipos de ciclo de vida de projetos utilizam as mesmas 4 fases básicas, que são:
- Iniciação: fase de análise do problema a ser resolvido, onde são identificadas as principais necessidades do projeto.
- Planejamento: detalhamento da metodologia, todo o escopo e recursos necessários para o projeto (cronograma).
- Execução: onde o projeto começa a tornar-se uma realidade, fase também de monitoramento e melhorias.
- Encerramento: divulgação de resultados e aprendizados.
Todas as fases do ciclo de vida do projeto geram informações que devem ser compartilhadas com cada área de interesse. A análise do projeto gera inovações que podem contribuir para melhorias no negócio; ou ainda, suprir de informações os tomadores de decisão e liderança. Fazer a gestão de toda essa informação, de forma organizada, só é possível com soluções como o ECM da AGM Gestão de Documentos. Fale conosco para saber mais.