No dia 24 de Fevereiro de 1932, o código eleitoral brasileiro assegurou às mulheres brasileiras o direito de voto! Além disso, a partir de 1934 o voto feminino foi incluído na Constituição Federal. Veja alguns dados sobre a força da mulher brasileira:
- O Brasil deu o importante passo do voto feminino bem antes da França (apenas em 1944) e da Suíça (apenas em 1977!).
- Celina Guimarães é a primeira mulher brasileira a exercer seu direito de voto, a cidadã do Rio Grande do Norte conquistou seu direito em 1927, através de uma lei daquele estado (o pioneiro no país) que acabava com a distinção de sexo para votar.
- A primeira mulher eleita do país foi Alzira Soriano, eleita para comandar a cidade de Lajes (também no Rio Grande do Norte!) da qual tomou posse como prefeita em 1929.
- A mulher hoje representa mais de 53% de todo eleitorado brasileiro.
No entanto, a mulher ainda batalha para conquistar o seu espaço em muitos outros setores. Se pararmos para pensar, faz apenas 90 anos que movimento sufragista internacional conquistou o voto feminino. E a mulher ainda batalha bastante por todos os seus sonhos e direitos, com a sua participação nas lideranças das empresas e governos crescendo ano após ano, em todos os setores.
Assim como nesta quinta comemoramos 90 anos da conquista do voto feminino, a AGM continuará a impulsionar nossas colaboradoras em todas as suas conquistas no mercado de Gestão de Documentos.