O ano de 1948 marcou o dia 10 de Dezembro como o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No Brasil, essa data influenciou a criação do Dia da Inclusão Social. Além disso, a inclusão social está diretamente relacionada com as pautas ESG (Governança Corporativa, Social e Governamental) e se tornam uma questão cada vez mais importante para empresas.
O Dia da Inclusão Social no Brasil é pautado pelo conjunto de estratégias para melhorar a vida de indivíduos excluídos do meio social em qualquer situação: deficiências físicas ou mentais, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo. cultura etc. As estratégias de inclusão social focam em oferecer a todos os cidadãos acesso a bens, saúde, educação, emprego, renda, lazer e qualidade de vida em geral.
Como praticar a inclusão? Há sempre mais a ser feito
Pautas como a participação maior a mulher em todos os níveis empresariais, a igualdade de gêneros nas organizações, o incentivo na criação de mais vagas para PcDs, a atenção maior a população negra, cuidados com moradores de rua e comunidades cresceu nos últimos anos. Além das ações realizadas por órgãos públicos, as empresas também podem incentivar a inclusão através de:
- Comunicação assertiva sobre o tema de inclusão.
- As diferenças ente Inclusão x Integração.
- Diálogos Diários sobre a diversidade humana.
- Disseminação de ética inspirada na diversidade.
- Inclusão de mais vagas PcDs e na capacitação de liderança e equipes.
- Adoção de medidas pró-inclusivas a todos colaboradores.
- Incentivo a participação da empresa em ações nas comunidades locais.
Essas ações tornam a inclusão social um hábito diário, e contribui para uma empresa cada vez mais moderna, e um futuro cada vez melhor.