Realizar estudo viabilidade permite prever o retorno de um projeto, em quanto tempo e se vale a pena o investimento. Esse estudo é fundamental para o planejamento das empresas, já que define quais os projetos promissores e onde vale investir o dinheiro da companhia.
Bom conhecimento de matemática financeira e modelos probabilísticos são essenciais e existem passos importantes ao implementar o estudo de viabilidade. Listamos de forma resumida etapas importantes que devem ser consideradas:
- Duração do seu projeto.
- Coleta de dados de receita.
- Previsão de receita futura.
- Coleta de dados de custos e investimentos.
- Análise de Risco presente e futuro.
- Análise de Fluxo de Caixa.
- Definição dos indicadores de viabilidade.
- Tempo para o Retorno (ROI).
Um estudo de viabilidade tem detalhamentos específicos para cada tipo de negócio e grau de investimento. Deve haver cautela na etapa de coleta de informações: quanto maior e mais concentrada a informação na fase de coleta de dados, mais preciso ficará o estudo.
A forma mais eficiente de concentrar essa informação em um lugar é digitalizar os processos da empresa. A informação contábil, financeira, de produção etc. capturada e armazenada em soluções de ECM entrega dados de forma rápida e segura. Sua integração com módulos estratégicos do ERP e do BI contribuem para facilitar a apresentação e o monitoramento de todas as etapas do estudo, tornando mais ágil a decisão de qual dos projetos serão um maior diferencial para a sua empresa.
Inclua como uma etapa importante do seu estudo de viabilidade, aprimorar os processos de digitalização da sua empresa, e se precisar de ajuda, converse conosco na AGM – Gestão de Documentos.