As “horas trabalhadas”, de acordo com as leis trabalhistas, se referem a qualquer período no qual um colaborador está trabalhando, a disposição do empregador e executando atividades e tarefas propostas em seu contrato de trabalho. Essas “horas trabalhadas” variam para cada cargo ou função. No entanto, um evento mudou isso de forma igual para a maioria dos trabalhos: a Transformação Digital e a Digitalização.
De forma ampla, a Transformação Digital automatizou diversas tarefas e, no caso das relacionadas a gestão de informação (documentos), produziu diversos efeitos positivos sobre as “horas trabalhadas”. Um estudo do portal Eurofound (órgão voltado para questões de qualidade de vida e trabalho da União Europeia) lista 3 benefícios principais que a Digitalização traz para o colaborador quando reduz drasticamente o tempo de execução de tarefas repetitivas:
- Equilíbrio maior entre vida pessoal e trabalho com otimização do tempo.
- Maior autonomia através do trabalho mais organizado.
- Maior aproveitamento das horas trabalhadas e da produtividade.
Além disso, consideramos em outros artigos aqui, a capacidade de redução de custo operacional. O que colocam a Digitalização (e a Transformação Digital) como uma estratégia positiva para a empresa. Saiba mais sobre isso, fale com a AGM.