A teoria da Criação do Conhecimento de 1991 definida por Takeuchi Nonakata, um dos melhores professores de educação corporativa do mundo, se baseia no sucesso das empresas japonesas de 1980 a 1990. A teoria divide o conhecimento em dois grupos facilitando a sua gestão:
- Explícito: formal e sistemático, pode ser registrado em papel (ou, hoje em dia, em meio digital), expresso em forma de frases ou desenhos. Pode ser compartilhado facilmente.
- Tácito: informal, relacionado com os sentidos, percepção individual, expressão corporal, convicções, perspectivas. Esse conhecimento é de difícil transmissão.
Para Nonakata, a criação e gestão de conhecimento exige fatores essenciais:
- As contradições que surgem entre os indivíduos nas organizações, normais e necessárias na criação de conhecimento, que surge da síntese desses conflitos.
- A presença de espaços físicos e digitais que permitam o compartilhamento de ideias.
- Tecnologia e pessoas que contribuam para o suporte e a disseminação do conhecimento.
Esses requisitos e práticas criam um ambiente propício para a gestão do conhecimento e, consequentemente, à inovação. No âmbito da tecnologia e processos, as soluções da AGM oferecem a tecnologia adequada para a gestão do conhecimento. Saiba mais, fale com a gente!
Qual a sua necessidade em digitalização?
A AGM cuida de todos os processos com documentos da sua empresa desde a coleta, digitalização, armazenamento digital seguro e guarda dos documentos originais. Faça seu orçamento: