O balanço geral é um documento (representado por um livro), contendo todo o patrimônio da empresa. Devem constar nesse documento – ou balanço – todas as atividades, bens, serviços, transações comerciais realizadas ao longo do ano. O balanço é importante por duas razões: é o documento que gera os impostos a serem pagos pela empresa; e investidores se baseiam nesse documento para tomar decisões sobre o futuro da empresa e definir o valor de suas ações.
Há três elementos principais em um balanço geral: ativo, passivo e patrimônio líquido. Entende-se por ativo tudo que é posse da empresa: veículos, computadores, maquinário, prédios, galpões, terrenos etc. O passivo é caracterizado por dívidas da empresa, impostos, pagamento de empréstimos e tomada de crédito para compras. É a diferença entre o ativo e o passivo que resulta no patrimônio líquido da empresa – e que para indicar uma empresa saudável deve ter sempre resultado positivo.
Coletar informações, documentos e agrupá-los de forma correta e organizada é o papel de um contador credenciado. O balanço geral deve ser confeccionado de forma clara. Para empresas que operam na bolsa, é fundamental a apresentação do documento. E para gerir a informação de diversos canais diferentes, conte com as soluções em ECM da AGM.