Para o processo de digitalização ou da transformação digital, é prioritária a disseminação da nova cultura por toda empresa, e líderes e colaboradores são importantes multiplicadores nessa atividade. Passado o estágio de mudança de mindset, estes são os fatores que conduzirão a transformação digital de uma empresa:
Operacional: os colaboradores e departamentos discutem juntos novas formas para melhorar sua gestão através da adoção de ferramentas como ECM, BI etc. Dessa forma economizando horas de trabalho e melhorando processos decisórios. Ter consciência que áreas que inicialmente parecem não ter relacionamento com mudança também serão impactadas é fundamental.
Cliente: mensurar a experiência do cliente durante toda a sua jornada, prevendo mudanças e melhorias de forma que o cliente passe a ser um case de sucesso e traga mais clientes. As melhores práticas são a adoção de ferramentas para traçar quais os clientes ideais do negócio, quais as demandas dele por determinado serviço e até o interesse dele nos conteúdos postados nas redes sociais pelo seu negócio.
Processos: Anos como 2020 mostraram que esse é o fator mais sensível, é aqui que há uma reestruturação completa de modelos de negócio dependendo de uma simples mudança de hábitos de consumo do mercado. Existem casos de empresas desenvolvendo novos negócios através da análise de dados de performance de seus próprios processos.
O olhar atento a esses três fatores guiará corretamente o processo de adquirir maturidade digital para a sua empresa.