Diversas organizações sugerem estratégias para a gestão de projetos de Transformação Digital, como o Instituto Gartner e o Project Management Institute (PMI) . Suas informações (muitas disponibilizadas de forma gratuita) ajudam na gestão de projetos.
O PMBOK (Project Management Body of Knowledge – Corpo do Conhecimento de Gestão de Projetos) é um documento do PMI com as melhores práticas para tornar a gestão eficiente. Atualizado de 4 em 4 anos, sua última versão saiu em 2017 e oferece conceitos e ideias – não são regras – para o controle de prazos, melhorias do ambiente corporativo e análise de processos.
Baseados nessas organizações, separamos dez etapas da gestão de projetos para a transformação digital e digitalização, veja:
- Definir quais são os KPIs para a sua transformação digital.
- Avalie o grau de maturidade digital da sua empresa.
- Defina seu plano de transformação digital: posição atual, posição almejada, objetivos, equipe e orçamento.
- Defina um cronograma e a forma de monitoramento do progresso.
- Apresente um modelo financeiro a diretoria da sua empresa: receita, economia de custos, ROI etc.
- Desenvolva e aprimore processos existentes.
- Desenvolva seu plano de gestão de mudança.
- Detecte as áreas promissoras de início da mudança baseado em impacto e esforço.
- Avalie e crie uma lista de pendências.
- Encerre o projeto com comparação dos resultados.
Essas etapas procuram resumir o que a gestão de um processo de Transformação digital deve cumprir, porém essas etapas se expandem em detalhes que dependem de cada tipo de empresa ou negócio.
A equipe da AGM tem uma visão detalhada da Transformação Digital aplicada especificamente a cada empresa, saiba mais preenchendo do nosso formulário de contato.