De acordo com o guia para Gestão de Projetos PMBOK, realizar o Sequenciamento de Atividades é parte da estrutura analítica de um projeto (EAP). É muito comum chamar essas atividades de “Subprodutos” e o projeto em si de “Produto”.
Os subprodutos são ações executadas para a entrega do produto, isso é, listar as atividades necessárias para a sua conclusão. Esse sequenciamento de atividades usa o conceito de atividades predecessoras – aquelas realizadas antes para que outras possam iniciar.
Existem dois tipos de atividades predecessoras. As mandatórias, aquelas obrigatórias para que a atividade seguinte ocorra. E as arbitradas, cuja importância e forma de execução variam de acordo com o projeto. Esse sequenciamento de atividades nem sempre é óbvio (algumas atividades ocorrem simultaneamente), há uma forma simples de estabelecer o sequenciamento:
- Descrever o projeto;
- Sugerir uma lista de atividades (ideal de 20 a 40);
- Numerar cada atividade (facilitar identificação);
- Analisar quais as atividades predecessoras.
O Sequenciamento de Atividades demanda organização de grande quantidade de informações. A Gestão Eletrônica de Documentos responde com eficiência essa necessidade. Fale com a AGM para saber mais.