Existe uma relação entre a Inteligência Artificial (IA) e a Gestão Eletrônica de Documentos (GED) pois a primeira aprimora e automatiza os processos da segunda. A IA transforma a GED ao oferecer recursos avançados de processamento de linguagem natural, reconhecimento de padrões e aprendizado de máquina.
A IA aperfeiçoa a indexação e busca de documentos, e permite a identificação de informações-chave em textos e metadados – a recuperação de documentos é otimizada, economizando tempo e melhorando a precisão. Além disso, a IA automatiza tarefas manuais, a classificação de documentos e aplicação de políticas de retenção – reduz erros humanos e libera recursos para atividades mais estratégicas.
A IA ajuda na análise de dados, identificando tendências e insights nos documentos e aponta dados que agilizam a tomada de decisões, a detecção de oportunidades ou riscos. Essa mesma funcionalidade ajuda a identificar informações sensíveis e a proteger o acesso a tais informações.
A IA está mudando a forma de gerenciar documentos e informações da empresa – inclusive sobre o fluxo de trabalho manual dos seus colaboradores – saiba mais sobre como tirar vantagem estratégica disso com os especialistas da AGMDOC.