Além de falar em organização dos documentos dos nossos clientes em um nível corporativo, vale a pena pensarmos também em nível individual sobre a organização do espaço em que trabalhamos.
A transição do escritório para o home-office trouxe para dentro de casa a questão: organização do local de trabalho.
Fator mais importante para uma maior produtividade, tornar o ambiente em que trabalhamos mais organizado contribui para melhorias desde fatores mentais, bem-estar até a o tipo de postura profissional perante colegas de trabalho, parceiros e clientes. Ainda, a “arrumação” do seu local de trabalho garante eficiência na execução de tarefas.
Itens de escritório: economize tempo mantendo sempre as coisas agrupadas por utilidade em um mesmo local, isso economiza um tempo valioso do seu dia. Usou algo? Imediatamente o devolva ao lugar de origem.
Crie um sistema: sobre a mesa somente aqueles objetos que usa com frequência, os de uso esporádico devem ser guardados em gavetas, agrupados em pequenas caixas organizadoras. Quanto mais vazia a mesa, melhor a organização visual e mais conforto para a mente pensar sobre o que realmente importa.
Importante: transfira tudo que puder para dentro de sistemas de gestão: comunicados, documentos, e-mails, pedidos, fluxos de aprovação. “Use e abuse” de sistemas como o ECM que permitem uso cada vez menor de papel, além de contribuir com a organização do seu local de trabalho, contribui com a empresa como um todo e com o meio ambiente.