A organização G-20 Insights, responsável por analisar tendências globais envolvendo os países do G20 (do qual o Brasil faz parte), fez uma análise profunda sobre o impacto da digitalização na força de trabalho, liderança e empreendedorismo feminino.
De acordo com a organização, a digitalização baseada em soluções na nuvem (cloud computing), big data, robótica, automação e inteligência artificial atua como impulsionadora da participação feminina nos mercados de 3 formas distintas:
- A tecnologia móvel e digital oferece às mulheres a capacidade de superar barreiras culturais, particularmente em países emergentes como o Brasil. A tecnologia móvel ajuda a desbravar novos mercados, oferece flexibilidade na forma de trabalho e ensino e auxilia na busca por independência financeira e por investimentos.
- Mulheres possuem skills sociais superiores, que são mais recompensados no mercado digital. Tais skills trazem consigo um maior senso de responsabilidade perante a comunidade, maior empatia e maior adaptabilidade a ambientes que mudam o tempo todo. Tais skills também evitam a perda de emprego para a automação.
- Associar os skills sociais a um conhecimento mais profundo e avançado das tecnologias digitais permite que as mulheres busquem posições de liderança e melhores salários.
No entanto, existem barreiras a maior participação da mulher na era digital que devem ser mitigadas. As principais, de acordo com o G-20 Insights, são:
- Monitorar efeitos adversos da digitalização sobre a igualdade de gêneros.
- Replanejar programas governamentais para dar suporte a economia e inclusão da mulher.
- Oferecer incentivos para educação de nível superior em temas digitais.
- Dar suporte ao empreendedorismo feminino através de plataformas online de qualidade.
- Dar ênfase a ferramentas online que facilitem o acesso de empreendedoras a capital de investimento.
A digitalização é uma realidade que impacta positivamente a participação feminina e a capacidade de adaptação da sua empresa. A igualdade de gêneros e a digitalização já estão em implantação em metade do mercado brasileiro. Em que estágio a sua empresa está na digitalização? Fale com a AGM Gestão de Documentos para saber mais.