Níveis de Decisão na Transformação Digital

By in
1101
Níveis de Decisão na Transformação Digital

A Transformação Digital amplia a capacidade de gestão da informação nas empresas. Com isso, a tomada de decisões em curto, médio e longo prazo são afetadas de forma positiva. Tanto no nível tático de decisão quanto nos demais, o uso de ferramentas digitais para criar, consultar e analisar dados se tornaram questão de sobrevivência, ainda mais em períodos como o que vivemos hoje.

Ferramentas que efetuam a Gestão Eletrônica de Documentos (GED), e a Gestão de Conteúdo Empresarial (ECM) se apresentam como a base da Transformação Digital. Integrados a outras ferramentas, como o Business Intelligence (BI) ou um ERP, e se tornam a base para decisões em todos os níveis da organização, e quais são eles?

Níveis de Decisão

Existem diversos níveis de decisão. No entanto, a divisão se baseia no tipo de impacto causado e no prazo em que uma mudança ocorre por causa dessa decisão em uma organização. Ou seja, quanto maior o nível de decisão, maior é a sua repercussão em toda a empresa. Veja uma forma de listar três níveis importantes em toda empresa:

Nível Estratégico

Decisões geradas pela diretoria, ou pelo conselho de acionistas, é o nível onde há a definição do que será feito e possui as decisões de maior impacto, pois afetam diretamente toda a organização. Normalmente os efeitos e as mudanças das decisões deste nível ocorrem no longo prazo.

Nível Analítico (Tático)

Nível composto pela gerência ou por pessoas que ocupam cargos de gestão ou liderança em uma organização. Esse nível recebe as decisões estratégicas e decide como executar as decisões. Aqui, os efeitos e consequências ocorrem no médio prazo.

Nível Operacional

Aqui ficam as decisões de curto prazo, de efeito imediato, tomadas por técnicos, analistas – que são os executores de fato da visão dos níveis estratégico e tático. As decisões deste nível, apesar de pontuais, transformam a previsão de futuro dos outros dois níveis em realidade.

Forma ideal de decidir

A integração completa entre todos os níveis, e a aplicação uniforme e rápida das decisões contribui para todas as vantagens da empresa: descoberta de novos negócios, inovação, preparo para imprevistos, redução de custos e muitas outras.  Fornecer a informação organizada para essa decisão é um dos objetivos da AGM, converse conosco.

× Como posso te ajudar?