Há duas formas de alocar atividades específicas da empresa: Outsourcing e Insourcing. Em conceitos gerais, ambos representam a necessidade da empresa em ter uma equipe especializada e focada em determinada tarefa, de forma que isso gere vantagem na operação. A diferença básica entre os dois é: quem será dedicado? Usando a gestão de documentos, daremos exemplos, veja:
Outsourcing: mais conhecido, significa dedicar atividades da empresa para um fornecedor especializado, fora dos limites da empresa. Esse fornecedor realizará todos os processos para os quais foi contratado. Geralmente, é um modelo de trabalho que representa esforço maior na integração, mas reduz custos trabalhistas, com atualizações e tecnologia.
Insourcing: a empresa decide criar uma equipe interna, usando os próprios colaboradores da empresa, para a realização de uma tarefa específica. O esforço de integração é menor, mas a empresa continua responsável por toda a infraestrutura (pessoas e tecnologia) necessária para a execução das atividades.
Adotar um ou outro modelo possui vantagens, e não há uma resposta correta. Cabe à gestão da empresa avaliar a melhor estratégia. E para a gestão de documentos, podemos falar mais sobre as vantagens dos nossos modelos de Gestão aqui.