O BPM – Business Process Management – e valoriza a busca constante por melhoria em todos os processos na empresa. Seu foco está nas necessidades de seus clientes e ajuda executivos a empregar, monitorar e avaliar todos os recursos a disposição de uma organização. Dentro dessa metodologia, muitas empresas aplicam um conceito dos anos 1920, mas muito válido ainda hoje, chamado método PDCA.
Plan, Do, Check, Act
Desenvolvido por Walter Andrew Shewart em 1920 e depois adaptado em 1951, o método PDCA identifica pontos de melhoria em processos e passa por 4 etapas bem distintas: plan (planejar), do (executar), check (avaliar) e act (agir). O PDCA deve ser visto como um ciclo constante de melhoria, ou seja, quando finalizar a etapa de “agir”, deve-se iniciar novo “planejar” até que os resultados desejados sejam obtidos. Veja um pouco mais de detalhes sobre cada etapa:
- Plan (planeje): detalhe ao máximo o que deve ser feito, e como, para solucionar um problema.
- Do (execute): realize tudo que foi listado no passo anterior.
- Check (avalie): defina indicadores que comparam o que foi planejado e o que foi feito – o que funcionou?
- Act (aja): aqui são definidas ações para corrigir os pontos negativos da avaliação: mudança em procedimento, treinamento de colaboradores, reciclagem, modernização tecnológica etc.
Benefício do PDCA
Aplicado de forma constante e sempre mudando pontos que não geram resultado esperado, a empresa amadurece processos e estabelece padrões. Isso resulta diretamente em qualidade e satisfação do seu cliente e colaboradores. Converse com a equipe da AGM para um planejamento de pontos específicos para o seu negócio.
[…] algum tempo, falamos sobre o método PDCA e em como ele contribui na melhoria de processos. PDCA é entendido como Plan, Do, Check, Act – ou Planeje, Execute, Avalie e Aja. Basicamente, […]