Entramos na ‘Era 4.0”: Indústria, logística, consumidor, serviços e produtos precisam atender exigências sanitárias de uma pandemia, o comportamento consumidor fluído e segmentado, voltado para o sustentável e ambiental e regulações governamentais cada vez mais complexas.
Para o Mercado consumidor
Falar em mercado 4.0 não significa somente estar no meio digital. O conceito 4.0 é de OMNI CANAIS, ou seja, produtos e serviços devem chegar ao seu consumidor final através de formas físicas (physical) e digitais (digital). E quanto mais sinergia as empresas conseguirem entre os dois meios, maior é o seu potencial para o PHYGITAL – novo acrônimo criado para exemplificar essa união dos dois meios – e assim maior sua visibilidade e postura perante o consumidor.
Não pense que o phygital engloba apenas canais de venda de um produto ou serviço. Ela engloba todos os aspectos de pré e pós-venda. A estratégia é ter em mente ambos os meios ao responder à questão: Em quais plataformas de vendas, atendimento e comunicação estão meus consumidores?
A própria AMAZON, por exemplo, avaliou e criou lojas físicas com muitos dos produtos votados em 4 estrelas em seu portal. As avaliações são coletadas e demonstradas online e a compra é feita no meio físico. A Amazon descobriu que parte de seus consumidores prefere ter contato real com determinados produtos antes de finalizar uma compra, principalmente na categoria “frescos”.
Sobre Digitalização
Outra definição para o termo phygital, consiste no uso de tecnologia como uma ponte para o mundo físico, com o propósito de trazer uma experiência interativa e única ao consumidor. Estes estão adquirindo uma nova apreciação pelas experiências do “mundo real” e empresas B2C e B2B já apostam em soluções como realidade aumentada ou virtual, dispositivos “utilizáveis” e a criação de espaços de co-working para coletar informações sobre seus clientes.
A quantidade de dados gerada em ambos os meios é responsabilidade da digitalização; que canaliza, organiza e oferece de forma clara as informações para tomadores de decisão. Lidar com esse volume de informação demanda soluções robustas e integradas, como você está lidando com o phygital? Conte com a AGM para ajudá-lo.