Durante um evento em uma universidade, Jensen Huang, CEO da Nvidia, uma gigante de tecnologia do sudeste asiático, afirmou que “Quem não abraçar a IA vai ficar para trás”. Esse assunto é amplamente discutido hoje em seu contexto da transformação digital. Usada de forma correta, a IA representa vantagens a um negócio pois melhora a eficiência operacional, a tomada de decisões e a inovação.
A aplicação da IA, no contexto de processos do dia a dia da empresa, permite a automação de tarefas repetitivas, rotineiras e baseadas em regras, liberando os colaboradores para que se foquem em atividades de maior valor agregado. Ainda, com a capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões, a IA ajuda em decisões mais informadas e estratégicas.
Setores como saúde, varejo, finanças, jurídico, manufatura, cartórios etc. já estão todos impactados pela IA em algum nível: sua aplicação, por exemplo, à automação de processos e a forma com que a empresa lida com documentos e informações é uma delas. Lembrando, nem todas as empresas implementarão a IA da mesma forma, isso requer planejamento, investimento em capacitação e compreensão dos desafios e riscos envolvidos.
Já temos diversas empresas utilizando a automação de processos, por exemplo, de forma estratégica, o que está aumentando a produtividade de suas equipes em até 30%. Para saber mais sobre isso, fale com a AGMDOC.