Na gestão de documentos, a “Temporalidade” é a definição do prazo de retenção e descarte de um documento, considerando a relevância legal, administrativa e histórica. Por isso, antes de iniciar o processo de digitalização, é recomendado realizar a análise de temporalidade dos documentos físicos primeiro, que determina o tempo que eles precisam ser mantidos e quando devem ser descartados.
A Temporalidade realiza identificação das categorias de documentos, a aplicação de normas legais e regulamentares, a definição de prazos de guarda e o estabelecimento de critérios para a seleção dos documentos que serão digitalizados. Com a Temporalidade definida, ficam mais claros os requisitos legais e evita-se a digitalização desnecessária de documentos – tornando o processo mais rápido e eficiente.
Realize essa análise de temporalidade para garantir que apenas os documentos relevantes sejam digitalizados, cumprindo as exigências legais e administrativas e otimizando o uso dos recursos disponíveis. Nossa equipe na AGMDOC é especialista nisso, fale conosco!