Falar em Transformação Digital para 2023 significa mensurar o grau de maturidade digital das empresas brasileiras. A consultora McKinsey fez isso ao comparar 124 empresas brasileiras, e mostrou que ainda há um longo caminho para que a maioria atinja sua Maturidade Digital e a usem como “catalisador” para seu crescimento.
O estudo mostra que a maior defasagem está no quociente de “CAPACIDADES”, que mede o grau de maturidade da empresa em Dados, Analytics e plataforma tecnológica. Aquelas em estágio mais avançado de Maturidade Digital ficaram com média de 66 pontos (o máximo é 100). As empresas menos desenvolvidas no quociente, ficaram com média de 22 pontos. Um outro estudo demonstrou que apenas 5% das empresas avançaram seu processo de transformação até 2022.
Vale ressaltar ainda, que mesmo as empresas brasileiras líderes no quociente de CAPACIDADE ainda estão abaixo da média geral global (comparação a todas as empresas pesquisadas, em todos os continentes). Isso mostra que o mercado ainda não possui um grau elevado de maturidade digital, e que há uma oportunidade no mercado – em todos os setores – de usar a transformação digital (aderir à digitalização, gestão de processos, gestão eletrônica de documentos e ecm) como vantagem competitiva. Saiba mais sobre isso, fale com a AGM Doc.