A Gestão da Informação é o processo de disponibilizar as informações úteis de sua empresa para as pessoas certas, no momento certo. Dessa forma, decisões críticas de negócio são tomadas de forma ágil beneficiando a empresa, colaboradores e seus clientes – e dessa forma traz ganhos financeiros e até na imagem de marca.
Como obter Gestão da Informação?
Transformar todos seus documentos, comunicados, e-mails para uma solução em meio digital. Dessa forma todas as parcelas de informação da empresa se tornam dados fáceis de organizar, acessar e analisar. Lembrando que a integridade e a segurança de acesso a esses dados também devem ser bem planejadas.
Para implantar a Gestão da Informação
O primeiro passo é a análise dos processos empresariais, analisar os diversos fluxos de informação, seus responsáveis e seu uso. Após isso, o uso de tecnologias que permitem transformar os documentos físicos em digitais (digitalização) e a adoção de soluções em GED e ECM.
Dessa forma os fluxos de criação, aprovação, edição e descarte são incorporados ao meio digital. A integração desses sistemas com outros como ERPs, Business Intelligence (BI) e Inteligência Artificial (AI) potencializam ainda mais a Gestão da Informação.
Seu foco deve estar no seu poder de decisão
A Gestão da Informação em si, deve ser dedicada a parceiros especialistas nessa tecnologia – uma das modalidades de Outsourcing mais procuradas pelas empresas nesse período – pois a empresa deve se forcar no seu negócio principal (o core business).
Dessa forma, existem ganhos em diversas frentes: a tratativa da informação empresarial se torna mais rápida, organizada e eficiente; o tempo do pessoal dedicado a busca e interpretação da informação reduz; e clientes percebem maior qualidade no atendimento da sua empresa.